Como é celebrada a Páscoa em outros países?

A Páscoa, comemorada este ano no dia 12 de abril, é para a maioria dos brasileiros uma festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo.

Além disso, as lojas, supermercados e confeitarias oferecem inúmeros tipos de ovos de chocolate, visto que a principal tradição por aqui é a de presentear amigos e familiares com deliciosos ovos de Páscoa.

Ao redor do mundo, existem diferentes tradições e costumes. Assim, hoje vamos viajar pela Europa e te contar algumas curiosidades sobre a Páscoa em 5 diferentes países. Os destinos foram escolhidos conforme os idiomas que lecionamos na Idiom House.

ALEMANHA

A nossa viagem começa pela Alemanha. Neste país, a Sexta-feira da Paixão chama-se Karfreitag e também é um feriado, assim como no Brasil. Uma diferença é a de que, na segunda-feira após o domingo de Páscoa também é feriado, sendo este dia chamado de Ostermontag (Segunda de Páscoa). Neste dia é comemorada a ressurreição de Cristo, pois acredita-se que Cristo ressuscitou 3 dias após a sua crucificação.

Uma tradição seguida há muitos anos é a de enfeitar árvores ou galhos secos com ovos coloridos. Normalmente estes ovos são esvaziados e pintados pelas famílias (especialmente pelas crianças que adoram colocar a mão na massa).

HOLANDA

Agora vamos continuar nossa viagem e ir para um país que fica bem pertinho da Alemanha: a Holanda.

Assim como na Alemanha, na segunda-feira após a Páscoa também é feriado.

Os holandeses têm o costume de decorar as suas casas, especialmente famílias com crianças. A decoração é feita usando galhos secos, sendo que o original é chamado de “paastakken” (galhos da Páscoa), mas existem várias opções. Nos galhos são pendurados diversos enfeites de papel, madeira ou cerâmica em forma de ovos, lebres, pintinhos, carneiros, flores entre outros.

Uma brincadeira super tradicional é o “Eitje-Tik”, onde duas pessoas pegam um ovo cozido e bate um contra o outro. Quem não quebrar o ovo é o vencedor.

FRANÇA

É hora de partir! Vamos viajar para um país muito conhecido pelos seus deliciosos croissants. Oui, oui, estamos falando da França.

Um fato muito interessante é que a Sexta-feira da Paixão não é feriado na maior parte da França. A exceção é para osos territórios além mar pertencentes à República Francesa: Guadalupe, Martinica, Guiana Francesa, Reunião e Mayotte – e para a região da Alsácia. No entanto, assim como na Holanda e na Alemanha, a segunda-feira após a Páscoa também é um feriado chamado de Lundi de Pâques.

A famosa lenda católica sobre a Páscoa na França é a dos sinos voadores. Em respeito à morte de Jesus, os sinos não tocam de quinta-feira ao sábado da Semana Santa. Assim, reza a lenda que nestes dias os sinos viajam para Roma a fim de serem abençoados pelo Papa. No seu retorno, enquanto eles atravessam a França, vão deixando cair ovos, galinhas, pintinhos, peixes e coelhos de chocolate para as crianças.

ESPANHA

Au revoir France! Vamos para a Espanha.

A Semana Santa é muito tradicional na Espanha, sendo feriado na quinta e na Sexta-Feira Santa, mas muitos espanhóis emendam a semana toda.

Este país é muito conhecido pelas inúmeras procissões que ocorrem por todo o país, durante as quais são carregados santos belamente enfeitados com flores e ocorre o desfile de diversas irmandades.

Os grupos, conhecidos como penitentes ou nazarenos, peregrinam por quilômetros, carregando imagens e estátuas cristãs iluminadas por velas, estandartes, cruzes, acompanhados de bandas de tambores e metais que dão o tom solene da celebração. Enquanto isso, homens encapuzados, carregando velas acesas.

E, finalmente, vamos encerrar a nossa viagem na Inglaterra.

Assim como no Brasil, os ingleses celebram a Sexta-feira Santa, chamada de Good Friday. Além disso, assim como a Alemanha, Holanda e França, eles também comemoram o Easter Monday (segunda-feira de páscoa).

Uma tradição muito conhecida são os  Easter Egg Hunts, como são chamadas as caças aos ovos de Páscoa. A brincadeira pode ser feita pela família ou organizada pela prefeitura.  Uma caça aos ovos bastante conhecida e movimentada acontece no Highclere Castle – set de filmagem da famosa série Downton Abbey.

Um último fato interessante sobre a Páscoa Britânica é que eles não deixam de comer carne vermelha. Lá, o prato é permitido durante a Semana Santa.

Encerramos a nossa viagem na Terra da Rainha. Esperamos que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre a Páscoa nos países europeus.

É muito importante conhecer outras culturas. Amplia a nossa visão saber que o mundo é muito mais do que vemos à nossa volta. Isso é fundamental para a nossa construção enquanto ser humano e para a nossa compreensão da sociedade a qual vivemos. Esperamos que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre a cultura destes países

Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!